sexta-feira, 20 de novembro de 2009

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é a fase onde muitos dizem que os hormônios estão a flor da pele. Porém deve ter cuidado uma relação sexual pode trazer muitos problemas alem das famosas Doenças sexualmente transmissíveis (DST).

A gravidez na adolescência pode atrapalhar os estudos e trabalho, ou seja, se você deseja continuar estudando e cursar uma faculdade isso com certeza ira atrapalhar bastante. Alem disso, um dos grandes prejudicados pode ser o bebê, pois caso a mãe tenha algum tipo de doença sexualmente transmissível, a criança provavelmente poderá ter problemas. Nesta fase da vida as maiorias das meninas não estão preparadas para ter um filho.

Então, procure se cuidar e se prevenir para que você não venha ter uma gravidez indesejável, assim você poderá dar continuidade ao seu futuro sem maiores problemas.

ANEMIA E GESTANTES

ANEMIA GESTAÇÃO
Durante a gravidez, a necessidade de ferro aumenta porque há mais sangue circulando para nutrir e levar oxigênio ao bebê. Para garantir a quantidade de ferro ideal, a gestante deve cuidar da sua saúde e da sua alimentação



A gravidez deve ser considerada um momento normal da vida da Mulher. Portanto, gravidez não é doença. Algumas vezes a gravidez impõe alterações que necessitam de cuidados especiais.

“O organismo materno sofre modificações que chamamos de adaptação do organismo à gravidez. Iniciam com a fertilização e continuam durante toda a gestação e desaparecem por completo após o parto ou até o final da lactação”.

Em mulheres grávidas, a anemia é geralmente causada por causa do baixo nível de ferro (importantíssimo na produção das células vermelhas) e carência de ácido fólico, o que acaba gerando uma anemia. Os sintomas da anemia são cansaço, palidez, fraqueza no corpo todo, dores de cabeça, falta de apetite e irritação.

Calcula-se que a gestante necessita de uma dose maior de ferro, que representa os gastos na gestação, parto e puerpério. A necessidade de ferro aumenta com o avançar da gravidez. Por isso, a mulher deve iniciar a gravidez com suficientes reservas de ferro e manter uma alimentação rica nesse mineral, para suprir a necessidade extra.

A nutrição inadequada também pode causar a anemia por carência de ácido fólico ( Vitamina do complexo B). A necessidade na gestação aumenta em função da maior multiplicação das celulas. Esta deficiência se associa a abortamentos, defeitos do sistema nervoso, descolamento prematuro da placenta, baixo peso do recém-nascido. O consumo de alimentos ricos nesta vitamina é imprescindível para a gravidez. Por isso, vegetais verdes, frutas (limão, melão) e carnes (fígado e rim) não devem faltar na dieta de nenhuma gestante.

A anemia grave na gestação causa problemas com possibilidade de infecções e maior ocorrência de pré-eclâmpsia, anemia no primeiro ano de vida, abortamento, óbito fetal, baixo peso e prematuridade.

Rubéola na Gravidez

Rubéola na Gravidez
Contrair rubéola durante a gravidez é muito perigoso, pois a rubéola pode ser transmitida da mãe para o bebê que está no ventre, causando malformações fetais.

Transmitida pela mãe as complicações que o bebê poderá sofrer varia de acordo com o período de gestação. Os três primeiros meses são os mais perigosos.

Saiba agora como se proteger desse terrível problema:
Se a mulher contrair a doença durante o primeiro trimestre da gravidez, são maiores as chances de a criança nascer com problemas como a surdez, lesões cardíacas, problemas oculares, distúrbios no desenvolvimento, baixo peso, problemas ósseos, retardo mental e outros males gravíssimos. Depois do primeiro período, os riscos para a saúde do bebê ainda existem, mas são menores.


Atenção: A rubéola pode ser confundida com gripe. Como um resfriado comum, a rubéola é transmitida pelas vias áreas – especialmente através de gotículas de saliva das pessoas infectadas. Os primeiros sintomas são febre baixa, dores nas articulações, dor ao engolir, coriza, conjuntivite e tosse.

O melhor a se fazer é se vacinar pelo menos três meses antes de engravidar.

Iniciar o Pré-Natal imediatamente.

O Pré-Natal deve ser iniciado imediatamente.

Muitas doenças e problemas graves com o bebê pode ser facilmente prevenidos no início da gravidez.

Cegueira, surdez, retardo mental, aborto, distúrbios nervosos, etc ...
serão evitados com início imediato do Pré- Natal.

SÍFILIS NA GRAVIDEZ

O que é sífilis?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Treponema pallidum.

Assim como a Aids, a sífilis pode ser transmitida para o bebê durante a gravidez ou na hora do parto.

O modo mais comum de pegar sífilis é por via sexual. Mas também é possível pegar a doença beijando uma pessoa que esteja com uma ferida de sífilis na boca, ou com o contato direto entre esse tipo de ferida e um corte, por exemplo.

O teste para a sífilis faz parte dos exames de sangue de rotina do pré-natal, e o governo recomenda que o parceiro da gestante também seja testado.



Quais são os sintomas?


Os sintomas da sífilis variam conforme o estágio da doença e também de pessoa para pessoa. Em alguns casos, os sinais passam despercebidos, e a pessoa só descobre que tem a doença quando faz um exame de sangue.

O sintoma característico é o surgimento de uma (ou mais) ferida indolor e altamente contagiosa, com bordas elevadas, denominada cancro. A ferida surge no lugar em que houve a infecção, normalmente cerca de três semanas depois do contato com a bactéria, mas às vezes antes ou depois disso -- até três meses após a infecção.



Se a pessoa for tratada nessa fase, há a possibilidade de cura. Sem tratamento, a ferida desaparece sozinha em até um mês e meio. O problema é que as bactérias responsáveis pela doença continuam se multiplicando no organismo, e entram na corrente sanguínea.



Também podem surgir lesões na boca e na vagina, novas feridas indolores na área genital ( são muito contagiosas), sintomas parecidos com a gripe e queda de cabelo. Nesse estágio, a doença ainda é curável.








Como a sífilis afeta a gravidez e a saúde do bebê?

A bactéria da sífilis pode passar para o bebê através da placenta ou ser transmitida durante o parto. Mas, se a mulher é diagnosticada com antecedência, pode ser evitada.

Se a mulher não for tratada, há uma grande possibilidade de o bebê ser infectado, especialmente se a doença estiver no estágio inicial, quando é mais contagiosa.

as mulheres com sífilis primária não-tratada acabam perdendo o bebê, ou a criança morre pouco depois de nascer. A sífilis também eleva o risco de parto prematuro e de restrição do crescimento intra-uterino.

Alguns bebês que nascem com sífilis (sífilis congênita) não têm sintomas claros, mas podem apresentar erupções de pele e lesões na boca, nos órgãos genitais e no ânus, além anemia, ou pneumonia grave nos primeiros meses de vida.

Já outros bebês apresentam alguns desses sintomas assim que nascem. E outros têm outros problemas, como fígado e baço aumentado.

Se a doença não for tratada, os bebês podem sofrer graves sequelas anos depois, como deficiência visual e auditiva, problemas ósseos e neurológicos. Por isso é importantíssimo que a doença seja diagnosticada e tratada durante a gravidez, para que o bebê receba atendimento o mais rápido possível.


É feito exame para sífilis no pré-natal?

O teste faz parte dos exames de sangue de rotina do pré-natal. Se seu médico não tiver solicitado, peça para ele. O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST e Aids, possui um plano especial para reduzir a ocorrência de sífilis congênita.

O exame pode ser refeito a qualquer momento se surgirem sintomas da doença em você ou no seu parceiro, e o governo recomenda que o exame no parceiro também faça parte da rotina do pré-natal.



O exame para detectar o vírus da Aids também faz parte da rotina do pré-natal, mas, se você for diagnosticada com sífilis, terá de repetir o teste para a Aids depois de alguns meses, porque a sífilis deixa a pessoa mais suscetível à infecção pelo HIV.



Como a sífilis é tratada?

O único tratamento seguro para a sífilis durante a gravidez é a penicilina, que trata tanto a mãe quanto o bebê.

Seu parceiro também precisará receber tratamento, se você for diagnosticada com sífilis, e vocês não poderão manter relações sexuais enquanto não tomarem os remédios. Novos exames de sangue vão confirmar se a infecção foi eliminada, e a gravidez deve ser acompanhada com mais cuidado, com a realização de ultra-sons.



O que faço para não pegar sífilis?

O único meio seguro é manter um só parceiro sexual, que tenha se submetido ao exame. A camisinha só previne a sífilis se a ferida estiver no pênis do homem, mas a doença pode ser transmitida também por cancros que estiverem em outras áreas, como a boca.

Se você desconfia que possa ter tido contato com a sífilis ou outra doença sexualmente transmissível durante a gravidez, converse com o médico para fazer os exames necessários.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

marcação de consulta em guaratinguetá

Para marcar consulta em Guaratinguetá basta comparecer a qualquer Posto de Saúde e mencionar que deseja fazer pré-Natal.
O Posto de saúde é obrigado a agendar um consulta para prazo máximo de 15 (quinze) dias. Caso não obtenha sucesso fale diretamente com a Enfermeira Chefe do Posto de saúde. Se a Enfermeira chefe não resolver ligue para meu celular que providenciarei sua consulta diretamente na Secretaria de Saúde.

cel : 97857641 - Moura Brasil

TOXOPLASMOSE E GRAVIDEZ

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode não aparecer sintomas na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano.

Este microorganismo é parasita que fica em células do sistema nervoso e muscular de animais como : cães, gatos, coelhos, lebres, aves, suínos, gados, ratos, etc...


A ingestão da carne crua ou malcozida de animais infectados é outra forma de se adquirir a toxoplasmose, já que estes possuem em seus músculos formas residuais infectantes do parasita.

Sintomas Febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo podem ser outros sinais da toxoplasmose.

conjuntivite, hemorragias oculares, embaçamento da visão, dentre outros sintomas, pode ocorrer, principalmente, em crianças - nos seus primeiros dez anos de vida. A doença pode ser transmitida pela mãe no período da gravidez.


Para diagnosticar a doença, exames de sangue são necessários. Mulheres gestantes ou que pretendem engravidar devem fazê-los, a fim de evitar outras complicações, como Sudez , cegueira, aborto, retardo mental, nascimento prematuro e malformações.

Cuidados relacionados à ingestão de carne e contato direto com animais, principalmente felinos, são necessários para evitar esta doença. Lavar com água corrente os vegetais antes de comê-los é, também, uma medida necessária.

EXAMES PARA GESTANTES

Sangue (hemograma)
Realizado no princípio da gravidez, o exame de sangueverifica anemias ou infecções. No início da gestação também é feita a avaliação de tipo sanguíneo, para descobrir se os fatores RH da mãe e do feto são compatíveis.


Exame de sangue (Sorologia)
Realizado nas primeiras semanas da gestação, descobre se a gestante tem ou teve toxoplasmose, rubéola, hepatite B e doenças sexualmente transmissíveis. Em alguns casos -como grávidas que convivem com animais ou comem carnes mal passada.



Exame de sangue (Glicemia)
Para medir a taxa de açúcar do sangue; pode detectar diabetes. Feito no início da gravidez.


Urina
Assinala possíveis infecções urinárias e facilmente tratadas



Ultra-sonografia
Acompanha a posição e o desenvolvimento do bebê e pode revelar deficiências, como síndrome de Down. Deve ser realizada pelo menos duas vezes durante a gestação.

e outros exames por orientação médica

ECLÂMPSIA

Primeiramente esclarecemos que pequeno inchaço das pernas e pequeno aumento de pressão são fatos que ocorrem normalmente na gravidez.

Com pré natal de qualidade a Eclâmpsia é muito facilmente controlada, ocasionando saúde para mãe e futuro bebê.



Eclâmpsia é a forma mais grave da doença pré-eclampsia. A doença é caracterizada pela hipertensão (pressão alta), pernas muito inchadas e presença de proteína na urina. Pode acontecer no 7º, 8º e 9º

A causa da pré-eclampsia ocorrer durante a gravidez é desconhecido.

A forma mais amena da doença é chamada de pré-eclampsia leve e a mulher pode até não notar sintomas. Por vezes, percebe-se um pequeno inchaço. A necessidade de se realizar um bom pré-natal durante toda gravidez. O médico medirá a pressão e fará exames de urina para identificar a doença.

Já na pré-eclâpsia grave, além do aumento da pressão arterial e presença de proteina na urina, inchaço, pode-se notar de cabeça, cansaço, sensação de ardor no estômago e alterações visuais ligeiras. Quando a eclâmpsia está avançada acontecerá hemorragias vaginais e diminuição dos movimentos do seu bebê.

Se a pressão sobe muito a mulher pode ter convulsões. Essa é a principal causa de morte de gestantes no Brasil.

Em cerca de 10% das gestações há a incidência de pressão alta, em sua maioria, na forma de pré-eclâmpsia leve.

Possuem maiores riscos de adquirir a doença:
1 - As grávidas adolescentes e grávidas após 40 anos de idade.
2 - grávidas pela primeira vez.
3 - que têm histórico de diabetes, pressão alta, pré-eclampsia ou eclampsia, se há alguém na família que já teve a pré-eclampsia, e obesas.

Conclusão:
A Eclâmpsia é caracterizada pela presença de três sintomas, que são:
1 - pressão muito alta
2 - pernas muito inchadas
3 - Presença de proteina na urina