sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ANEMIA E GESTANTES

ANEMIA GESTAÇÃO
Durante a gravidez, a necessidade de ferro aumenta porque há mais sangue circulando para nutrir e levar oxigênio ao bebê. Para garantir a quantidade de ferro ideal, a gestante deve cuidar da sua saúde e da sua alimentação



A gravidez deve ser considerada um momento normal da vida da Mulher. Portanto, gravidez não é doença. Algumas vezes a gravidez impõe alterações que necessitam de cuidados especiais.

“O organismo materno sofre modificações que chamamos de adaptação do organismo à gravidez. Iniciam com a fertilização e continuam durante toda a gestação e desaparecem por completo após o parto ou até o final da lactação”.

Em mulheres grávidas, a anemia é geralmente causada por causa do baixo nível de ferro (importantíssimo na produção das células vermelhas) e carência de ácido fólico, o que acaba gerando uma anemia. Os sintomas da anemia são cansaço, palidez, fraqueza no corpo todo, dores de cabeça, falta de apetite e irritação.

Calcula-se que a gestante necessita de uma dose maior de ferro, que representa os gastos na gestação, parto e puerpério. A necessidade de ferro aumenta com o avançar da gravidez. Por isso, a mulher deve iniciar a gravidez com suficientes reservas de ferro e manter uma alimentação rica nesse mineral, para suprir a necessidade extra.

A nutrição inadequada também pode causar a anemia por carência de ácido fólico ( Vitamina do complexo B). A necessidade na gestação aumenta em função da maior multiplicação das celulas. Esta deficiência se associa a abortamentos, defeitos do sistema nervoso, descolamento prematuro da placenta, baixo peso do recém-nascido. O consumo de alimentos ricos nesta vitamina é imprescindível para a gravidez. Por isso, vegetais verdes, frutas (limão, melão) e carnes (fígado e rim) não devem faltar na dieta de nenhuma gestante.

A anemia grave na gestação causa problemas com possibilidade de infecções e maior ocorrência de pré-eclâmpsia, anemia no primeiro ano de vida, abortamento, óbito fetal, baixo peso e prematuridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário