sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SÍFILIS NA GRAVIDEZ

O que é sífilis?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Treponema pallidum.

Assim como a Aids, a sífilis pode ser transmitida para o bebê durante a gravidez ou na hora do parto.

O modo mais comum de pegar sífilis é por via sexual. Mas também é possível pegar a doença beijando uma pessoa que esteja com uma ferida de sífilis na boca, ou com o contato direto entre esse tipo de ferida e um corte, por exemplo.

O teste para a sífilis faz parte dos exames de sangue de rotina do pré-natal, e o governo recomenda que o parceiro da gestante também seja testado.



Quais são os sintomas?


Os sintomas da sífilis variam conforme o estágio da doença e também de pessoa para pessoa. Em alguns casos, os sinais passam despercebidos, e a pessoa só descobre que tem a doença quando faz um exame de sangue.

O sintoma característico é o surgimento de uma (ou mais) ferida indolor e altamente contagiosa, com bordas elevadas, denominada cancro. A ferida surge no lugar em que houve a infecção, normalmente cerca de três semanas depois do contato com a bactéria, mas às vezes antes ou depois disso -- até três meses após a infecção.



Se a pessoa for tratada nessa fase, há a possibilidade de cura. Sem tratamento, a ferida desaparece sozinha em até um mês e meio. O problema é que as bactérias responsáveis pela doença continuam se multiplicando no organismo, e entram na corrente sanguínea.



Também podem surgir lesões na boca e na vagina, novas feridas indolores na área genital ( são muito contagiosas), sintomas parecidos com a gripe e queda de cabelo. Nesse estágio, a doença ainda é curável.








Como a sífilis afeta a gravidez e a saúde do bebê?

A bactéria da sífilis pode passar para o bebê através da placenta ou ser transmitida durante o parto. Mas, se a mulher é diagnosticada com antecedência, pode ser evitada.

Se a mulher não for tratada, há uma grande possibilidade de o bebê ser infectado, especialmente se a doença estiver no estágio inicial, quando é mais contagiosa.

as mulheres com sífilis primária não-tratada acabam perdendo o bebê, ou a criança morre pouco depois de nascer. A sífilis também eleva o risco de parto prematuro e de restrição do crescimento intra-uterino.

Alguns bebês que nascem com sífilis (sífilis congênita) não têm sintomas claros, mas podem apresentar erupções de pele e lesões na boca, nos órgãos genitais e no ânus, além anemia, ou pneumonia grave nos primeiros meses de vida.

Já outros bebês apresentam alguns desses sintomas assim que nascem. E outros têm outros problemas, como fígado e baço aumentado.

Se a doença não for tratada, os bebês podem sofrer graves sequelas anos depois, como deficiência visual e auditiva, problemas ósseos e neurológicos. Por isso é importantíssimo que a doença seja diagnosticada e tratada durante a gravidez, para que o bebê receba atendimento o mais rápido possível.


É feito exame para sífilis no pré-natal?

O teste faz parte dos exames de sangue de rotina do pré-natal. Se seu médico não tiver solicitado, peça para ele. O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST e Aids, possui um plano especial para reduzir a ocorrência de sífilis congênita.

O exame pode ser refeito a qualquer momento se surgirem sintomas da doença em você ou no seu parceiro, e o governo recomenda que o exame no parceiro também faça parte da rotina do pré-natal.



O exame para detectar o vírus da Aids também faz parte da rotina do pré-natal, mas, se você for diagnosticada com sífilis, terá de repetir o teste para a Aids depois de alguns meses, porque a sífilis deixa a pessoa mais suscetível à infecção pelo HIV.



Como a sífilis é tratada?

O único tratamento seguro para a sífilis durante a gravidez é a penicilina, que trata tanto a mãe quanto o bebê.

Seu parceiro também precisará receber tratamento, se você for diagnosticada com sífilis, e vocês não poderão manter relações sexuais enquanto não tomarem os remédios. Novos exames de sangue vão confirmar se a infecção foi eliminada, e a gravidez deve ser acompanhada com mais cuidado, com a realização de ultra-sons.



O que faço para não pegar sífilis?

O único meio seguro é manter um só parceiro sexual, que tenha se submetido ao exame. A camisinha só previne a sífilis se a ferida estiver no pênis do homem, mas a doença pode ser transmitida também por cancros que estiverem em outras áreas, como a boca.

Se você desconfia que possa ter tido contato com a sífilis ou outra doença sexualmente transmissível durante a gravidez, converse com o médico para fazer os exames necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário