quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TOXOPLASMOSE E GRAVIDEZ

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode não aparecer sintomas na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano.

Este microorganismo é parasita que fica em células do sistema nervoso e muscular de animais como : cães, gatos, coelhos, lebres, aves, suínos, gados, ratos, etc...


A ingestão da carne crua ou malcozida de animais infectados é outra forma de se adquirir a toxoplasmose, já que estes possuem em seus músculos formas residuais infectantes do parasita.

Sintomas Febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo podem ser outros sinais da toxoplasmose.

conjuntivite, hemorragias oculares, embaçamento da visão, dentre outros sintomas, pode ocorrer, principalmente, em crianças - nos seus primeiros dez anos de vida. A doença pode ser transmitida pela mãe no período da gravidez.


Para diagnosticar a doença, exames de sangue são necessários. Mulheres gestantes ou que pretendem engravidar devem fazê-los, a fim de evitar outras complicações, como Sudez , cegueira, aborto, retardo mental, nascimento prematuro e malformações.

Cuidados relacionados à ingestão de carne e contato direto com animais, principalmente felinos, são necessários para evitar esta doença. Lavar com água corrente os vegetais antes de comê-los é, também, uma medida necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário